Alvarenga
Alvarenga é um município que une história, cultura e paisagens naturais, oferecendo aos seus habitantes e visitantes um ambiente singular para viver, explorar e apreciar.
Publicado em 26/03/2024 11:28
Alvarenga é um município no interior de Minas Gerais, no Vale do Rio Doce, a aproximadamente 450 km a leste da capital estadual. Com uma área de 278,173 km², sendo apenas 0,3 km² urbanizados, a cidade tinha uma população de 3.973 habitantes em 2018. O clima da sede é ameno, com temperatura média anual de 21,8 °C, e a vegetação predominante é a Mata Atlântica.
A região foi explorada a partir do século XVII, especialmente após a descoberta de ouro em Cuieté (hoje Conselheiro Pena). O povoamento se iniciou com João de Barros e sua filha, Maria Guanhães, no século XIX, impulsionado pelas terras férteis para o cultivo de café. Alvarenga se tornou distrito em 1890, subordinado a Caratinga, e alcançou sua emancipação em 1962.
A economia local é impulsionada pela agropecuária e serviços. O artesanato e manifestações culturais, como grupos musicais e de dança, são importantes para a identidade da cidade. Eventos como o Carnaval e a Festa de Nossa Senhora da Saúde são celebrados com entusiasmo.
Geograficamente, Alvarenga possui relevo predominantemente montanhoso, com altitude variando de 294 a 1.577 metros. A vegetação é majoritariamente de Mata Atlântica, com algumas reservas remanescentes. O rio Manhuaçu é o principal curso d'água, além de outros rios e córregos que compõem a bacia do rio Doce. Inundações são um desafio sazonal devido ao aumento dos níveis dos rios, afetando periodicamente a região.
O clima de Alvarenga é classificado como tropical sub-quente semiúmido (tipo Aw segundo Köppen), com temperatura média anual de 21,8 °C. Os invernos são secos e amenos, enquanto os verões são chuvosos e com temperaturas elevadas. O mês mais quente é março, com temperatura média de 24,5 °C, enquanto o mês mais frio é julho, com média de 18,8 °C. Outono e primavera são estações de transição.
A precipitação média anual é de 1.182 mm, sendo junho o mês mais seco, com apenas 14,6 mm, e dezembro o mais chuvoso, com média de 206,5 mm. Nos últimos anos, dias quentes e secos durante o inverno têm sido cada vez mais frequentes, com temperaturas ultrapassando os 30 °C, especialmente entre julho e setembro. Durante a época de seca, são comuns queimadas em morros e matagais, principalmente na zona rural, contribuindo para o desmatamento e a poluição atmosférica.
Os maiores acumulados de chuva em 24 horas foram registrados em março de 1997 (182,1 mm), abril de 2015 (125,1 mm), janeiro de 2003 (122,9 mm) e novembro de 1997 (120 mm). Alvarenga está classificada como o 815º município em ocorrências de descargas elétricas em Minas Gerais, com uma média anual de 0,8652 raios por quilômetro quadrado.
por Comunicação Portal Fácil